Água do mar para limpeza dos ouvidos?

Sabe quando vai à praia e sente a água do mar a entrar nos ouvidos e fica com uma sensação de ouvido tapado? Desagradável sensação. Todos nós já passámos por isso. Então, porque quereríamos agora inserir água do mar no ouvido com o objetivo de o limpar? Não se deixe influenciar pelas típicas mezinhas caseiras que todos os portugueses sabem recomendar e saiba qual a forma correta e segura de limpar a cera dos ouvidos

agua-do-mar-limpeza-ouvidos.jpg

A cera dos ouvidos pode parecer sujidade mas o facto é que não é e tem mesmo uma clara e importante função: protege o ouvido contra poeiras, partículas estranhas e micro-organismos, secura, entrada de água, vírus e bactérias. Funciona como uma barreira protetora e também como agente autolimpeza que o próprio organismo produz com a finalidade de proteger os ouvidos. A cera tem também a capacidade de sair naturalmente, impulsionada pela mastigação e outros movimentos da mandíbula.

Muitas pessoas não precisam sequer de limpar os ouvidos, mas outras há em que a produção de cera é excessiva ou em que simplesmente a cera não sai tão naturalmente e começa a acumular-se, acabando por causar inflamações ou infeções que podem afetar a audição.

Mas como limpar os ouvidos sem prejudicar os canais auditivos?

Não é uma decisão fácil, muito menos consensual, principalmente porque é comum ouvirmos diferentes abordagens e formas de limpar os ouvidos. Devo utilizar cotonetes ou não? Devo usar água do mar ou água oxigenada? E soro fisiológico? Cada pessoa tem ideias preconcebidas, muitas vezes erradas, sobre qual a melhor forma de limpar os ouvidos. E as dúvidas persistem.

Usar cotonetes? Nunca. Este método facilita o empurrar da cera para dentro do canal auditivo favorecendo a sua acumulação junto à membrana timpânica e pode mesmo causar lesão no tímpano. Água do mar, água oxigenada ou soro fisiológico também não são as melhores formas de garantir uma correta e segura limpeza do ouvido.

Se produz muita cera ou acumula cera com facilidade pode recorrer a uma solução de limpeza como o otowel CERA, que mesmo sem receita pode adquirir na farmácia ou parafarmácia. Estas soluções funcionam de forma a amolecer a cera, facilitando a sua expulsão de forma fácil e natural.

No caso de acumular grandes quantidades de cera ou sentir que se formou uma espécie de rolhão endurecido e com maiores proporções ou ainda se sentir dor no ouvido, a solução passa por consultar o médico de família ou um otorrino para que seja o profissional de saúde a tratar da limpeza dos ouvidos usando, para tal, materiais específicos e adequados para o efeito.

Como limpar os Ouvidos: a forma Correta e Segura

1.     Limpar a parte externa do ouvido com uma toalha;

2.     Não usar cotonetes (se os usar para limpar a parte externa do ouvido não os insira nos canais auditivos)

3.     Use uma solução para amolecer a cera e facilitar a sua remoção como otowel CERA

4.     Em casos mais difíceis e complicados, deixe que seja o médico a tratar da limpeza dos ouvidos.

 

 

Referências:

1.      HEALTHLINE. How to clean your ears, best practices. Consultado em 30 setembro de 2019.

2.      HARVARD MEDICAL SCHOLL. Stayin healthy. The ears have it. Consultado em 30 setembro 2019.

 

Últimos Artigos