Tudo o que deve saber sobre Limpeza dos Ouvidos

Algumas pessoas usam e abusam dos cotonetes, outras afirmam que as velas ou o azeite são a solução ideal. Há ainda os que defendem que nunca se deve limpar os ouvidos. Como em muitas outras situações, o bom senso é essencial quando se trata de cuidar do ouvido. Fique desde já a saber que a única coisa que gera concordância entre todos os médicos é o facto de ser prejudicial – e uma má ideia – colocar qualquer tipo de objeto dentro dos ouvidos com o objetivo de proceder à sua limpeza.

limpeza-dos-ouvidos.jpg

Porque devo limpar os ouvidos?

Os ouvidos costumam fazer um bom trabalho de autolimpeza e, regra geral, não precisam de muitos cuidados extras. Recorde-se que a cera que o corpo produz não é uma sujidade, mas sim uma substância com características protetoras e lubrificantes do ouvido. A cera protege os ouvidos contra agressores externos – poeiras, detritos, sujidade – tratando de os reter para que não penetrem profundamente e atinjam os canais auditivos.

Existem, porém, situações que levam a uma excessiva acumulação de cera nos ouvidos, tornando-se necessário proceder à sua limpeza, na qual o objetivo é o de amolecer ou remover a cera para fora dos canais auditivos, evitando, assim, consequências maiores como infeções, rutura do tímpano, perda de audição ou outras complicações.

Quando limpar os ouvidos?

A resposta depende de muitos fatores, mas começamos por destacar desde logo que, muitas vezes, a acumulação de cera nos ouvidos – com o consequente risco de poder vir a prejudicar o tímpano – deve-se precisamente ao facto de os limpar com cotonetes fazendo com que a cera seja empurrada para o fundo criando um bloqueio. Este é um dos perigos do uso de cotonetes.  

Quando os ouvidos acumulam cera existem sintomas que dão a indicação de que, provavelmente, será necessário retirar esse excesso de cera do ouvido: dor de ouvidos ou sensação de ouvido entupido; perda parcial de audição, zumbido no ouvido, comichão, corrimento ou mau cheiro proveniente do ouvido e tosse. Estes são alguns dos principais sintomas de obstrução do canal auditivo.

Se tem algum destes sinais consulte um médico e deixe que ele examine os seus ouvidos e decida qual a melhor solução para o seu caso específico. Até porque há muitas formas de limpar os ouvidos, algumas muito prejudiciais, e se efetivamente tiver que limpar os ouvidos é necessário que o faça com cuidado e de forma a não correr riscos.

Como limpar os ouvidos?

O médico pode examinar o seu canal auditivo e com um dispositivo próprio e especial remover a cera em excesso com recurso a sucção ou irrigação. Existem vários métodos de limpeza de cerúmen que o médico pode utilizar, que incluem a remoção manual (com um instrumento chamado cureta), a aspiração ou a lavagem auricular (com instilação de água).

Se não tem sintomas e considera que pode limpar os ouvidos em casa, há soluções a que pode recorrer sem risco de prejudicar os canais auditivos e o tímpano e há outras soluções que nunca, em caso algum, deve utilizar.

Se o problema não for sério, mas sente que tem cera acumulada pode limpar a parte externa dos ouvidos – delicadamente e com recurso a uma toalha (por exemplo, a toalha que utiliza no banho) – e dirigir-se à farmácia ou parafarmácia para aquisição de um produto para remoção e dissolução de cera dos ouvidos como Otowel Cera.

Posso utilizar spray nos ouvidos?

Existem hoje em dia soluções naturais muito eficazes na remoção e dissolução da cera do ouvido. Se for o caso de considerar que tem cera em excesso e quer limpar os ouvidos, a sua farmácia ou parafarmácia tem à sua disposição produtos com ingredientes de origem natural, sem conservantes e com eficácia comprovada. Além de uma rápida e confortável remoção da cera, alguns produtos são muito práticos e fáceis de utilizar. Existem inclusive formulações em spray que facilitam uma melhor penetração dos ingredientes que vão depois atuar na dissolução e remoção da cera. É fácil de utilizar e bastam algumas nebulizações em cada ouvido para que a cera se dissolva.

Otowel Cera foi distinguido com o Prémio Cinco Estrelas como o melhor Spray para a Limpeza dos Ouvidos.

E cotonetes?

Está provado e mais que comprovado e todos os médicos são unânimes na defesa do conceito de nunca introduzir objetos no ouvido – cotonetes, clips ou outros – pois além de ser prejudicial e poder originar lesões na pele ou na membrana do tímpano, não removem as impurezas e ainda se corre o risco de acumular ou empurrar a cera do ouvido para a profundidade do canal auditivo exterior, dificultando a limpeza posterior e aumentando o risco de complicações.

 

Referências:

WEBMED. Consultado em 01 novembro de 2019.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS ONLINE. Secção Life. Consultado em 01 novembro de 2019.

 

 

Últimos Artigos