Blog Bons Ouvidos
A secreção no ouvido, também conhecida como otorreia, é qualquer fluido que sai dos ouvidos. Este derrame é muito comum nas crianças. Normalmente, estas secreções são a cera e o óleo que os ouvidos produzem, de forma natural, para impedir que bactérias e poeira entrem nos ouvidos.
Durante os meses de primavera e de verão, as pessoas têm uma maior probabilidade de apresentar sintomas de alergia. Esses sintomas não se limitam ao nariz e aos olhos. As alergias podem também afetar os ouvidos. As infeções e as inflamações nos ouvidos podem provocar tonturas, perda de equilíbrio, sensação de pressão e em casos extremos, a perda de audição.
A Vertigem Posicional Paroxística Benigna surge tipicamente, tal como o nome indica, devido a uma mudança na posição da cabeça, o que leva a que as tais partículas se desloquem para os canais semicirculares do ouvido interno.
A doença de Ménière é um distúrbio que afeta o ouvido interno, o órgão do equilíbrio que também se designa por sistema vestibular. Denominada igualmente por hidropsia endolinfática, a doença de Ménière causa episódios intensos de vertigem, perda progressiva de audição e zumbido nos ouvidos. Muitas vezes a estes sintomas associam-se náuseas e vómitos, sendo que esta condição afeta, geralmente, apenas um ouvido.
O termo labirintite é muitas vezes usado de forma errada para designar qualquer doença do labirinto do ouvido interno. Na verdade, labirintite é a inflamação do labirinto e/ou da porção vestibular do nervo auditivo, responsável pela inervação do labirinto.
Para a limpeza dos ouvidos algumas pessoas usam e abusam para a dos cotonetes, outras afirmam que as velas ou o azeite são a solução ideal. Há ainda os que defendem que nunca se deve limpar os ouvidos. Como em muitas outras situações, o bom senso é essencial quando se trata de cuidar do ouvido.
Longos períodos de tempo dentro de água, expostos ao vento, a aguardar pela melhor onda. Muitos mergulhos. Fatos de neoprene que protegem o corpo, mas os ouvidos ficam desprotegidos, expostos às frias temperaturas da água, ao vento e à humidade. Falamos de um desporto náutico, o surf, mas também de uma patologia muito comum entre os aficionados desta modalidade: o “Ouvido de Surfista”.
Sabe quando vai à praia e sente a água do mar a entrar nos ouvidos e fica com uma sensação de ouvido tapado? Desagradável sensação. Todos nós já passámos por isso. Então, porque quereríamos agora inserir água do mar no ouvido com o objetivo de o limpar? Não se deixe influenciar pelas típicas mezinhas caseiras que todos os portugueses sabem recomendar e saiba qual a forma correta e segura de limpar a cera dos ouvidos
Zumbido no Ouvido é um problema auditivo que afeta em média uma em cada dez pessoas. O Zumbido no Ouvido não tem cura, mas existem tratamentos e algumas medidas de prevenção que deve saber se pretende evitar o convívio regular com este som incómodo e desconfortável.
Sabia que os meses mais frios são os que registam maior incidência de otites médias agudas? Não só devido às agressões climáticas como também porque esta é a época de grande incidência de bronquites, gripes, constipações e outras tantas infeções respiratórias que podem causar também dor e inflamação no ouvido.
A comummente designada cera dos ouvidos não é realmente cera, mas sim uma substância designada cerúmen, produzida naturalmente pelo organismo e que se liga a sujidades, pó e outros detritos por forma a proteger os ouvidos.
Os principais sintomas da otite média aguda (OMA) nas crianças são febre, dor de ouvido (que pode agravar-se durante a noite) e perda auditiva temporária. Estes sintomas surgem repentinamente e em lactentes e crianças pequenas o diagnóstico pode não ser tão imediato por quanto as manifestações são menos típicas, podendo incluir choro frequente, irritabilidade, recusa alimentar, esfregar o ouvido com a mão, vómitos, diarreia e sintomas de rinite e broquiolite.
Os principais sintomas da otite média aguda (OMA) nas crianças são febre, dor de ouvido (que pode agravar-se durante a noite) e perda auditiva temporária. Estes sintomas surgem repentinamente e em lactentes e crianças pequenas o diagnóstico pode não ser tão imediato por quanto as manifestações são menos típicas, podendo incluir choro frequente, irritabilidade, recusa alimentar, esfregar o ouvido com a mão, vómitos, diarreia e sintomas de rinite e broquiolite.
A utilização de cotonetes para limpar os ouvidos é, ainda e infelizmente, um hábito muito enraizado junto dos portugueses. Conheça algumas das razões que levam os especialistas a proibir veemente o uso de cotonetes para limpeza de ouvidos. Será que mudar esse hábito vai trazer-lhe benefícios ao nível da saúde auditiva, ao mesmo tempo que contribui para um melhor ambiente global?
A otite externa, é uma condição commumente conhecida como “Otite de Nadador”. A “Otite de nadador” afeta homens e mulheres e abrange uma ampla faixa etária, no entanto é mais comum nas crianças.