Alergias e Ouvidos

Durante os meses de primavera e de verão, as pessoas têm uma maior probabilidade de apresentar sintomas de alergia. Esses sintomas não se limitam ao nariz e aos olhos. As alergias podem também afetar os ouvidos. As infeções e as inflamações nos ouvidos podem provocar tonturas, perda de equilíbrio, sensação de pressão e em casos extremos, a perda de audição.

Só em 2013, a Organização Mundial de Saúde estimou que 466 milhões de pessoas no Mundo apresentariam um défice auditivo incapacitante. Em Portugal, todos os anos, cerca de 1 milhão de portugueses são afetados pela perda auditiva. Conheça as causas e como evitar os problemas auditivos, de modo a não fazer parte destas estatísticas.

alergias-ouvidos-otowel.jpg

Como é que as alergias podem afetar os meus ouvidos?

As alergias, não são mais que uma resposta exagerada do nosso sistema imunitário. Ao encontrar um determinado alergénio, ocorre uma libertação de uma substância química, a histamina, na corrente sanguínea. Os efeitos da resposta imunológica do nosso corpo incluem a produção de muco, a comichão e a inflamação. Nalguns casos, a inflamação e a acumulação de líquido também podem causar infeções nos ouvidos.

A inflamação dos canais auditivos pode ocorrer quando a pele do ouvido externo entra em contacto com o pólen ou por alguma picada de insetos. Essa inflamação pode impedir a entrada do som no canal do ouvido e causar uma perda auditiva temporária. 

No decorrer de uma reação alérgica, pode surgir uma infeção, causada por bactérias ou vírus que entram no corpo pelas vias respiratórias ou pela cavidade oral. Existem três tipos principais de infeções de ouvido, dependendo das três partes do sistema auditivo, a parte interna, a média e a externa. A condição que poderá ser mais grave no ouvido interno é a meningite, uma inflamação das meninges, que revestem o cérebro e a medula espinhal. Já nas outras partes do ouvido, as otites são as infeções que ocorrem com maior frequência. Alguns dos sintomas que deve estar alerta, e que podem ser sinónimo de uma infeção nos seus ouvidos são dor num/ou em ambos os ouvidos, dor de garganta, estalidos nos ouvidos ou até mesmo febre e audição reduzida.

Como tratar uma alergia no ouvido?

Assim que surgirem os primeiros sintomas, é importante descobrir quais os agentes que estão a causar essa alergia. Um especialista é a pessoa certa para que possa encontrar esses desencandeadores. De forma a descobrir quais as alergias que uma pessoa pode sofrer, o médico poderá fazer um rastreio. Uma reação ao alergénio aplicado com inflamação e comichão localizada, significa positivo para esse alergénio. Consoante o diagnóstico, o médico pode prescrever anti-histamínicos, descongestionantes para o ouvido entupido e outros medicamentos específicos para aliviar os sintomas. Em certos casos pode ser necessário recorrer a antibióticos se houver alguma infeção em curso.

É também importante fazer uma higiene correta dos ouvidos e vias respiratórias. No caso de ter a sensação de ouvido entupido, poderá ser por um excesso de cera. Neste caso não utilize qualquer objeto para a retirar ou introduza líquidos (como água) sem consultar um médico ou farmacêutico. Não hesite e marque uma consulta com um otorrinolaringologista. Este profissional irá retirar toda a cera sem provocar lesões no canal auditivo ou no tímpano. 

Referências:

  1. https://www.medicalnewstoday.com/articles/allergies-ear-pain - Consultado em 15 de Abril de 2020

  2. http://charlestonhearing.com/can-allergies-cause-hearing-loss/ - Consultado em 15 de Abril de 2020

  3. https://www.webmd.com/a-to-z-guides/hearing-loss-causes#1 - Consultado em 15 de Abril de 2020

  4. www.sns.gov.pt/noticias/2020/03/03/dia-mundial-da-audicao/ - Consultado em 15 de Abril de 2020

 

Últimos Artigos