Secreção no Ouvido

A secreção no ouvido, também conhecida como otorreia, é qualquer fluido que sai dos ouvidos. Este derrame é muito comum nas crianças. Normalmente, estas secreções são a cera e o óleo que os ouvidos produzem, de forma natural, para impedir que bactérias e poeira entrem nos ouvidos. Contudo, poderá ocorrer uma acumulação de líquido no ouvido médio, atrás do tímpano. O excesso de fluido pode levar a otites e até mesmo à perda de audição, requerendo assim atenção médica.

secreção-no-ouvido-otowel.jpg

Quais as causas da secreção nos ouvidos?

Durante a idade pediátrica, quase todas as crianças apresentam secreção nos ouvidos. Por vezes, este derrame no canal auditivo pode causar inflamação, designando-se de otite média aguda. As infeções são frequentemente causadas por vírus, provocando dores localizadas no ouvido, febre e irritabilidade nas crianças. A infeção do osso atrás da orelha, a mastoidite, também pode provocar líquido no ouvido, embora seja uma situação menos frequente. As lesões podem também levar à produção de secreções. A limpeza dos ouvidos com um cotonete pode causar rutura do tímpano se empurrado para o fundo do canal auditivo.  Poderá ocorrer igualmente uma rutura em situações de mergulho ou quando em viagens de avião, devido a um aumento na pressão dentro do canal auditivo externo.

Costuma passar muito tempo dentro de água? A humidade dentro dos seus ouvidos pode danificar a pele das paredes do canal auditivo. Deste modo, as bactérias podem entrar no canal e causar uma infeção, designada como otite externa. Uma rutura do tímpano pode causar dor ou/e um zumbido no ouvido ou até mesmo a perda de audição no ouvido afetado.

Existem diferentes secreções no ouvido. O pus, para além da cera, é um dos fluidos mais comuns da secreção no canal auditivo. A principal causa é uma infeção no ouvido.

A secreção de fluido ensanguentado no ouvido pode ser o resultado da entrada de um objeto estranho no ouvido, sendo uma situação recorrente na infância. As pessoas que tomam anticoagulantes, apresentam uma maior probabilidade de serem afetadas com este tipo de secreção. Resultado de algum distúrbio mais grave, deve imediatamente consultar o seu médico.   

Como evitar as secreções nos ouvidos?

Essencialmente, não deve colocar nenhum objeto nos seus ouvidos, como lápis ou quaisquer outros materiais rígidos. De forma a proteger os seus ouvidos de ruídos altos, use tampões ou outra proteção para os ouvidos. 

A grande maioria das infeções nos ouvidos são causadas por bactérias, logo, verifique se, juntamente com o seu núcleo familiar, tem o boletim de vacinas atualizado.

Se estiver a amamentar, deve evitar que o leite materno escorra para os ouvidos do bebé, alimentando-o na vertical. 

O uso de tampões é um dos meios de evitar a otite externa, conhecida como otite do nadador.  

Quais os tratamentos possíveis?

O tratamento das secreções nos ouvidos dependerá da causa do problema. As infeções nos ouvidos em crianças geralmente desaparecem após as duas primeiras semanas sem tratamento. Normalmente, as crianças com otite média aguda, sentem um alívio da dor após 48 horas. Se a dor se manter, poderá recorrer ao paracetamol, certificando-se de uma administração de dose correta, principalmente no caso das crianças. As secreções nos ouvidos desaparecem por si só. No entanto, se o fluido estiver presente há mais de 5 dias, contém algum sangue ou apresenta sintomas como febre ou o ouvido inchado, deve consultar o seu médico com urgência.

 

Referências:

  1. Healthline - Consultado em 5 de Maio de 2020

  2. Very Well Health - Consultado em 5 de Maio de 2020

  3. Medical News Today - Consultado em 5 de Maio de 2020

  4. Health Direct - Consultado em 5 de Maio de 2020

 

Últimos Artigos