Otite Externa ou “Otite de Nadador”
A otite externa, é uma condição comummente conhecida como “Otite de Nadador”. A otite externa afeta homens e mulheres e abrange uma ampla faixa etária, no entanto é mais comum nas crianças.
A maioria dos casos acontece sobretudo nos meses de verão ou em regiões mais quentes, devido ao aumento da exposição à água.
O que é a Otite Externa?
A Otite Externa é uma infeção do canal auditivo, que é um canal fino com cerca de 2.5 centímetros de comprimento que vai desde o ouvido externo ao tímpano.
Quais os sintomas da Otite Externa?
Os sintomas da Otite Externa podem incluir dor, vermelhidão, comichão e inchaço do canal auditivo. Se sentir dor ao puxar o lóbulo da orelha ou ao mastigar alimentos também é um sintoma de que pode ter “Otite de Nadador”. Alguns pacientes relatam perda auditiva temporária ou como se os ouvidos estivessem “cheios”. Os pacientes podem apresentar sintomas diferentes e com diferentes níveis de gravidade.
Em que situações?
A Otite Externa é uma infeção que ocorre quando a água permanece retida no canal auditivo. Este ambiente húmido é ideal para o crescimento de bactérias e, em casos raros, de certos fungos. Geralmente, a otite só ocorre quando o ouvido está em contacto com a água de forma intensiva, como na praia ou na piscina ou após atividades aquáticas. Stress, sudorese, banho/duche, uso de aparelhos auditivos e alergias também podem contribuir para o desenvolvimento desta condição.
Se a otite não for tratada pode ser muito dolorosa e pode afetar temporariamente a audição.
Como posso prevenir a Otite Externa?
Esta condição pode ser prevenida utilizando produtos próprios para secagem da água e da humidade retida no canal auditivo como o OTOWEL ACQUA, que é um dispositivo médico formulado para aliviar o desconforto do ouvido causado pela água que ficou retida após atividade aquática.
Fonte:
Clinical Practice Guideline: Acute Otitis Externa. Rosenfeld RM, Schwartz SR, Cannon CR, Roland PS, Simon GR, Kumr KA, Hunag WW, Haskell HW, Robertson PJ. Otolaryngol Head Neck Surg. 2014 Feb; Vol. 150(1S) S1– S24.