O Perigo de usar Cotonetes

otowel-cera-perigo-cotonetes-ouvidos.jpg

A utilização de cotonetes para limpar os ouvidos é, ainda e infelizmente, um hábito muito enraizado junto dos portugueses. Conheça algumas das razões que levam os especialistas a proibir veemente o uso de cotonetes para limpeza de ouvidos. Será que mudar esse hábito vai trazer-lhe benefícios ao nível da saúde auditiva, ao mesmo tempo que contribui para um melhor ambiente global?

Não é de todo necessário limpar os ouvidos com cotonetes

São diversas as razões pelas quais os especialistas recomendam o abandono do cotonete na limpeza dos ouvidos. A primeira de todas e a mais evidente prende-se com o facto de o ouvido naturalmente assegurar a expulsão e autorregulação da quantidade de cera que se acumula nos canais auditivos. Existem, porém, exceções até porque algumas pessoas produzem uma maior quantidade de cera e noutras, principalmente adultos mais velhos, a cera fica endurecida e mais seca do que o normal. Nestes casos é efetivamente necessário proceder à limpeza dos ouvidos. Mas nunca por nunca recorrer ao uso de cotonetes para eliminar a cera em excesso, uma vez que a inserção deste “instrumento” no ouvido pode danificar seriamente o canal auditivo.

Cera não é sujidade

De uma vez por todas vamos lá esclarecer e desmistificar alguns mal entendidos sobre a cera dos ouvidos. Antes de mais fique a saber que a cera não é uma sujidade, mas sim uma secreção natural que funciona como um lubrificante natural da parede do canal auditivo. Além de impedir que a pele do interior da orelha fique seca ou desidratada, a cera funciona como barreira protetora contra sujidade, poeiras ou outros detritos, para que que estes “invasores” externos não consigam alcançar profundamente o canal auditivo e, assim, danificar o ouvido interno. A cera funciona igualmente como barreira à entrada de bactérias contribuindo também para prevenir infeções do ouvido. Portanto, embora se pense que a cera é uma sujidade, na verdade ela não reflete impureza e é até um sinal de ouvidos normais e saudáveis.

É prejudicial limpar os ouvidos com cotonetes

Agora que estão esclarecidas as principais funções da cera decerto perceberá o perigo de usar cotonetes para limpar os ouvidos. O uso de cotonetes representa mais uma agressão externa, podendo danificar o canal auditivo ou o tímpano e inclusive empurrar a cera para dentro do canal dificultando a sua remoção. Pior ainda, depósitos de cera acumulados e empurrados para perto do tímpano podem levar a infeções dolorosas no ouvido. No caso de cera acumulada no ouvido – uma situação que pode ter sintomatologia associada – os médicos recomendam a limpeza do ouvido com soluções aquosas cuja função é amolecer a cera e permitir que ela seja expelida mais facilmente e de uma forma natural.

 

Dê ouvidos a estes conselhos e lembre-se de nunca recorrer a cotonetes ou outros instrumentos similares para a limpeza dos ouvidos. Só assim consegue zelar por uma melhor saúde auditiva e pela eliminação de um problema ambiental significativo. É que, como sabe, a maioria dos cotonetes são atirados para a sanita e acabam por engrossar a quantidade de plástico que vai parar ao mar. 

  

Referências:  

1.     HARVARD MEDICAL SCHOOL. 3 reasons to leave earwax alone. Disponível em https://www.health.harvard.edu/blog/3-reasons-to-leave-earwax-alone-2017051711718. Consultado em setembro de 2019.

2.     REVISTA VISÃO+. Três razões (e mais uma) para deixar já de usar cotonetes. Disponível em http://visao.sapo.pt/visaomais/2017-06-20-Tres-razoes--e-mais-uma--para-deixar-ja-de-usar-cotonetes. Consultado em 11 setembro de 2019.

 

Últimos Artigos