Otowel

View Original

Zumbido no Ouvido

Ouve algo semelhante a um apito quando não há qualquer tipo de som ao seu redor?

Saiba se pode ser zumbido no ouvido.

O que é um Zumbido no Ouvido?

Zumbido no Ouvido é um problema auditivo que afeta em média uma em cada dez pessoas. O zumbido no ouvido não tem cura, mas existem tratamentos e algumas medidas de prevenção que deve saber se pretende evitar o convívio regular com este som incómodo e desconfortável. Trata-se de um som persistente – descrito como um som que ecoa na cabeça do tipo “assobio”, “apito”, “chilrear”, “campainha”, entre outros – e traduz-se numa sensação auditiva que não provém de nenhuma fonte sonora externa. Quando o zumbido não é percepcionado pelas pessoas que estão em redor da pessoa afetada diz-se que o zumbido é subjetivo. Existe ainda um tipo de zumbido objetivo, quando o som que ouve pode ser ouvido por outras pessoas (por exemplo quando se tem sopro no coração as pessoas ouvem um som a cada batimento cardíaco e o médico também consegue ouvir esse som com a ajuda de um estetoscópio). Existe também o zumbido pulsátil, quando algumas pessoas ouvem, por exemplo, os batimentos cardíacos dentro do ouvido, normalmente mais perceptível à noite, quando há menos som exterior capaz de disfarçar o zumbido. 

Cerca de ¼ dos homens na faixa etária dos 60-70 anos desenvolve perda de audição e esta pode também fazer-se acompanhar por um zumbido no ouvido. Algumas pessoas têm apenas zumbido ligeiro, mas outras sentem um grande incómodo que pode mesmo originar depressão, insónia e dificuldades no desempenho profissional e na vida familiar. O zumbido pode ser constante ou intermitente.

Causa do Zumbido no Ouvido

Há alguns aspetos que podem contribuir para o aparecimento de zumbido como, por exemplo, prolongada exposição a níveis de som muito elevados e ruidosos sem proteção nos ouvidos – quer no trabalho, quer em atividades lúdicas como concertos e discotecas – ou o uso abusivo de auriculares e auscultadores.

Existem algumas possíveis causas para o aparecimento dos zumbidos (também por vezes denominado por tinidos ou acufenos) como:

• Perfuração do tímpano;

• Alguns medicamentos que causam danos nos nervos do ouvido;

Stress

Excesso de cera no ouvido

• Infeções no ouvido

• Idade (envelhecimento)

• Doença de Ménière (ou Síndrome de Ménière, também designada por hidropsia endolinfática, é um distúrbio crónico no ouvido interno que causa, principalmente, vertigens, perda auditiva e zumbido)

• Problemas nas cervicais ou nas mandíbulas

• Drogas ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas podem também provocar alterações neurológicas que podem dar origem a zumbido

• Algumas doenças: diabetes, hipertiroidismo, colesterol elevado, hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

Uma das principais causas para o aparecimento de zumbido tem a ver com um dano nas células ciliadas da cóclea (que representa a parte auditiva do ouvido interno e tem capacidade excepcional para analisar o som, tanto em frequência como em intensidade) e o zumbido surge quando o nosso sistema cerebral tenta compensar a falta de estímulo que a cóclea danificada não lhe está a transmitir corretamente.  

A maioria dos zumbidos é causada por danos físicos no ouvido interno e na maior parte das vezes o zumbido não representa um problema grave. A forma mais comum de zumbido – o do tipo contínuo, constante e agudo – geralmente tem a ver com o sistema auditivo e requer a visita a um médico especialista para correta avaliação da situação.

Se tem zumbido deve consultar o médico pois ele fará a avaliação da sua história clínica, um exame físico e testes (caso necessário) com vista a identificar a origem do problema. Aproveite e conheça igualmente quais as melhores soluções para resolução do zumbido no ouvido.

Se costuma ficar exposto a ambientes muito ruidosos é importante reduzir o risco de perda auditiva no futuro. Use protetores nos ouvidos e evite expô-los ao ruído, esse agressor externo capaz de deteriorar a sua saúde auditiva e causar problemas como o zumbido no ouvido.

Referências:  

HARVARD MEDICA SCHOLL. Diseases and conditions. Tinnitus ringing in the ears and what to do about it. Consultado em 30 setembro de 2019.

Últimos Artigos

See this gallery in the original post